Fé Salvadora

Quem faz um estudo completo do plano de salvação do pecado, fica convencido que a salvação vem por meio da fé. Paulo tornou este facto claro ao afirmar: «PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA Fé, E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS».

Mas, que é a fé salvadora? O homem deve ser passivo na sua regeneração, como alguns afirmam? Crer em Jesus Cristo, nada mais fazendo, trará a salvação?

A FÉ TORNA A SALVAÇÃO POSSÍVEL
Para uma resposta a esta pergunta Vital, leia-se João 1:12; — «Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder (literalmente, o privilégio ou o direito) de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu Nome». De acordo com estas palavras, acreditar em Cristo só torna possível que alguém seja feito filho de Deus. Tal fé, sózinha, não o salvará; mais própriamente, coloca a salvação ao seu alcance. É fácil compreender que se alguém não acredita no Nome de JESUS CRISTO, ou no plano de Salvação que ELE providência, não dará os passos necessários para ser salvo.

COMO A FÉ SALVOU NOÈ
«Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação de sua família, preparou a Arcá... (Hebreus, 11:7). Como é que a fé de Noé o sal vou do dilúvio? Primeiro que tudo creu que o dilúvio se daria, embora tal nunca tivesse visto. Acreditou, ainda, que, se seguisse o Caminho de Deus para lhe escapar, seria poupado. A fé, então levou-o a satisfazer as condições de Deus, e foi salvo.

Ê assim que a fé salva o pecador. Claro, tem que, primeiro, aceitar o que Cristo fez por ele no Calvário, porque é sobre este sacrifício expiatório que todo o plano de Salvação se baseia. Mas a fé da pecador no que Cristo fez, e a crença na promessa de Salvação, quando e se ele satisfaz as condições do Evangelho, condu-lo à obediência; e isto, com a sua fé, dá a Salvação.

COMO FOI SALVO UM CARCEREIRO
Aqueles que afirmam que à Salvação é obtida, sómente pela fé, que o pecador nada precisa fazer senão aceitar Cristo e o que ELE fez no Calvário, são proprensos a citar as palavras de Paulo ao carcereiro de Filipo: « Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa ». (Actos, 16: 31). A implicação é que tudo aquilo que o carcereiro fez para ser salvo foi em acreditar em Jesus Cristo. Mas os proponentes desta teoria esquecem-se de citar o versículo 32, que afirma: «È lhe pregavam a palavra do Senhor», Esta «PALAVRA» inclui, certamente, o baptismo em água, porque o versículo 53 declara que o carcereiro e família foram baptizados. E, já que o arrependimento precede o baptismo em água, não há dúvida que também se arrependeram.

Então, como é que a fé do carcereiro lhe proporcionou a Salvação? Levando-o a preencher os requisitos e condições do Evangelho, Fé e obediência trabalharam em conjunto e, assim, foi salvo.

A confissão tem que acompanhar a Fé
Paulo disse: «... Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que, com o coração, se crê para a justiça, e, com a boca se faz confissão para a Salvação. «A preposição «para» é traduzida do original «eis», que tem o sentido de «com o propósito de». Assim, há uma ligação íntima entre a confissão e a Salvação. E a confissão é um acto e além do exercício da simples fé.

A Oração tem que acompanhar a Fé
Continuando o seu ensinamento a respeito da Salvação, Paulo disse: «Porque, todo aquele que invocar O Nome do Senhor será salvo». (Romanos, 10:13). Claro que se pode invocar O Senhor no intimo do coração sem qualquer esforço físico. Mas a expressão «invocar» implica, geralmente, o emprego da voz, ou oração evocai». E qualquer emprego da voz em oração é um acto adicional à fé de alguém.

Para ir mais longe, a Palavra de Deus ensina-nos que, por fé, recebe-se o baptismo do Espírito Santo, (Galatas, 3:2,14;), Significa isto, porém, que este Dom vem apenas pela fé? Alguns afirmam que assim, apresentando como razão que não é próprio pedir-se uma dádiva já prometida. Para contestar esta afirmação, notai as seguintes palavras de Jesus: «Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará, O Pai celestial, O Espírito Santo, àqueles que lho pedirem? (Lucas, 11:13;).

Que papel então, representa a fé quando alguém recebe O Espírito Santo? Ele acredita na eficácia da dádiva e, mais ainda, que a receberá, se houver arrependimento, se for baptizado em Nome de Jesus Cristo e se pedir em oração. A sua fé conduz à obediência e, daí, receber a Plenitude do Espírito Santo.

Não há contradição entre o ensino de Paulo, que disse: «Porque pela graça sois salvos, por meio da fé», e as palavras de Tiago, que afirmam : «...O homem é justificado pelas obras, e não sómente pela fé». Isto é absolutamente verdade quando, por obras, se quer significar esses actos de obediência às condições do Evangelho.

A Fé Salvadora conduz à obediência do Evangelho e, a obediência, baseada em tal fé dá Salvação. ALC.

Depois do que lestes porque esperais?
«... Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; é recebereis o Dom do Espírito Santo. (Actos 2:38;)

http://www.sayadi-al-nas.com