Que é arrependimento?

O ARREPENDIMENTO É UM DOS PRIMEIROS PASSOS DA CONVERSÃO
I -Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa (MT 3.2-8; 2CO 7.9-10; 2PE 3.9).
II – a) A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de pensamento (Mateus 12:41
III – Estar pesaroso para com Deus pelos seus pecados SL 51.1-4: SL 38.8
IV – ser Realista com relação ao seu pecado- SL 32.5
V – Abandonar o seu Pecado – PV 28.13
VI- Odiar o seu Pecado – HB 1.9: EZ :20.43-44O que Arrependimento envolve?
- O ABANDONO DO PECADO – GL 5.19-21
ABANDONAR O MUNDO - I JO 2.15; TG 4.4
- O ABONDONO DE SI PRÓPRIO – II CO 5.15; LC 14.16
- O ABONDONO DO DIABO – AT 28.18; CL 1,13
- CONVERSÃO A DEUS – ZC 1.3
Conversão a um estilo de vida de retidão RM 6.13

· De que devo me arrepender? Da iniqüidade (Atos 8: 22), do Pecado.

· De onde vem o arrependimento? Através do Espírito Santo - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16 : 8)

· A benignidade de Deus te leva ao arrependimento "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" (Romanos 2 : 4) Para que serve o arrependimento?

· Para que os pecados sejam perdoa - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (AT 2.38)

· Para remissão dos pecados - "Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados." (Marcos 1:4): (Lucas 3:3)

· Para os pecados serem apagados
- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," (Atos 3:19)

O que ele traz para minha vida? O arrependimento é um passo da salvação Todos que se arrependem, sobre estes, é derramado o sangue de Cristo e por esse sangue, podemos está perto de Deus-"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Efésios 2 :13)

Alguém que não se arrepende pode ser salvo? Não, Pois é necessário um verdadeiro arrependimento em nossos corações. Que reconheça a nossa condição pecaminosa, para que o Sangue de Jesus seja derramado em nossas vidas para nos purificarmos. Dessa forma, podermos ver e esta com Deus.

Qual a ligação do arrependimento com suas atitudes? Não podemos dizer que nos arrependemos se continuamos agir da mesma forma. É necessária uma mudança de atitude operada pela benignidade de Deus. Pois o verdadeiro Arrependimento Produz Fruto (Mateus 3: Quando alguém se arrepende, este deve produzir obras dignas de arrependimento - "Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." (Atos 26:20)

Há uma festa no Céu Quando um pecado se arrepende “FESTA NO CEU - "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lucas 15:7) "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lucas 15:10) Jesus veio Chamar os pecadores ao arrependimento "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9:13) "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." (Marcos 2:17) "Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento." (Lucas 5:32)

Deus deu o arrependimento para vida aos Gentios [b]-"E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida." (Atos 11:18)

A ligação do Arrependimento e a tristeza. Contristados para arrependimento "agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma.A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (II Coríntios 7:9-10)

Os servos de Deus devem instruir com mansidão os que resistem para Deus lhe dar arrependimento. O arrependimento vem de Deus, arrependimento para conhecer a verdade “Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade," (II Timóteo 2:25)O arrependimento com relação a pessoas que tiveram uma experiência divina “E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério." (Hebreus 6:1-7) O que não é arrependimento? O Choro não que dizer que você se arrependeu "Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." (Hebreus 12:17)

Deus quer que todos se arrependam “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (II Pedro 3:9)
Notas O arrependimento é absoluto e necessário se é para o pecador fazer paz com Deus (Isaías 27:5), porque arrependimento é o lançar fora as armas da rebelião contra Ele. O arrependimento não salva, todavia nenhum pecador jamais foi ou será salvo sem ele. Nada senão Cristo salva, mas um coração impenitente não pode recebê-LO. Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo] Atos 20.21 E dizendo: Otempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Mc :1. 15 Mas Deus,não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todoOs homens, e em todo o lugar, que se arrependam; AT:17. 30

Dessa forma, o arrependimento é uma compreensão profunda de quão terrivelmente tenho falhado, durante toda minha vida, em dar a Deus Seu justo lugar em meu coração e em meu andar diário. O arrependimento verdadeiro origina-se a partir de uma compreensão no coração, operado neste pelo Espírito Santo, da excessiva malignidade do pecado, do terror de ignorar as reivindicações dAquele que me fez, de desafiar Sua autoridade. Ele é conseqüentemente um santo ódio e horror do pecado, uma profunda tristeza por ele, e o reconhecimento dele diante de Deus, e um completo abandono dele de coração. Até que isto tinha sido feito, Deus não nos perdoará. Se não atendermos à chamada de Deus para o, arrependimento, só poderemos esperar um resultado: a condenação eterna. (Leia Lucas 13:3-5.)

QUE É VERDADEIRO ARREPENDIMENTO?
O arrependimento bíblico tem três aspectos: mudança de pensamento, mudança de sentimento, e mudança de propópoto O ARREPENDIMENTO IMPLICA MUDANÇA DE PENSAMENTO Na parábola dos dois filhos (Mateus 21:28-32) Um chamado ao arrependimento ATOS DOS APÓSTOLOS 2.36-38: ATOS DOS APÓSTOLOS 17.30

http://www.sayadi-al-nas.com